Código: | AF19 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | EST | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Isaura Fernanda Graça Pedro Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
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Corpo docente: |
Isaura Fernanda Graça Pedro Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho Marta Patricia Arguello Arguello |
Português
Pretende-se que os estudantes consigam:
-conhecer as dinâmicas dos serviços que apoiam a infância e 3ª idade: creche; jardim de infância; apoio domiciliário a idosos; apoio a crianças com NEE;
-interagir com os membros da família e da comunidade;-
-comunicar e colaborar com profissionais cooperantes;
- saber usar fundamentação de natureza pedagógica na construção da sua intervenção;
-desenvolver competências de observação e de análise crítica das práticas presenciadas, com base em conhecimentos gerais da Pedagogia da Infância e do envelhecimento;
-conhecer e saber aplicar as metodologias de planeamento da intervenção social no apoio à familia;
-revelar capacidade de reflexão sobre situações reais observadas e sobre a sua própria prática profissional.
1. A construção social das profissões:
-As profissões de trabalho social
-A ética e a deontologia na intervenção social
-Construção da identidade profissional como processo social, institucional e individual.
2. Metodologia de trabalho de projeto
-Conceito de projeto
-Fases do trabalho de projeto
3. Metodologias de reflexão
-Reflexão ao longo do processo de intervenção
-Diários, portfólios, fóruns profissionais e outros instrumentos de reflexão profissional
- Formação ao longo da vida.
Colibri-Zoom e Teams
Os conteúdos programáticos permitem suportar as aprendizagens que são necessárias desenvolver nos diferentes contextos de estagio apelando para conteúdos de aplicação comum a diferentes contextos como é exemplo o trabalho de projecto.
O ensino é realizado através de alguns seminários ao longo do semestre e tutorias individualizadas, uma vez que a Unidade Curricular não tem um horário semanal atribuído no segundo semestre. Os diferentes temas dos seminários são abordados em função das necessidades globais dos estagiários e as tutorias decorrem dos problemas práticos de cada um dos estudantes e da especificidade do seu local estágio.
Devido ao surto COVID-19 os seminários presenciais foram substituídos por um ensino remoto, com realização de sessões síncronas, realizadas através da Plataforma Colibri-Zoom conforme calendarização acordada para o efeito. O acompanhamento tutorial dos estagiários foi concretizado também, com recurso às Plataformas Colibri-Zoom, Teams e através de correio eletrónico.
As metodologias de ensino suportam os objectivos de aprendizagem da UC uma vez que são adaptadas aos contextos de estágio de cada estudante, logo às diferentes aprendizagens que necessitam de fazer.
O acompanhamento dos trabalhos durante o estágio, e para a
discussão do relatório é feito em regime de tutoria.
¬ Espera-¬se que cada estudante:
(a) seja assíduo e pontual; (b) participe na discussão preparatória do estágio; (c) esteja preparado para prever problemas e apresentar soluções; (d) execute o plano de estágio; e) elabore e apresenta o relatório e dossier de estágio.
Os parâmetros de avaliação são dados à entidade que faculta o Estágio e apresentados aos estudantes nas sessões presenciais preparatórias do estágio.
Elementos de avaliação:
a) Presença; b) Assiduidade; c) Realização do Relatório de Estágio; d) Apresentação e defesa do Relatório de Estágio; e) Elaboração e apresentação do Dossier de Estágio; f)Avaliação qualitativa do Supervisor edo Orientador de estágio; g) Exame – reapreciação do Relatório de Estágio reformulado necessárias 700 horas presenciais a efectuar no local de estágio
O estágio curricular tem a duração de 700 horas a tempo inteiro
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